Seguidores

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

No Mundo das Bonecas !





Estou aqui apresentando a vocês a Boneca Flor, adorei fazê-la...ficou simples mas ameiii demais o resultado...por ser a primeira acredito que me sai muito bem...hehehe
Espero que tenham gostado...bjinhusss

Eliandra / Eliiartesanatos

 Um pouco de conhecimento....


A Origem das Bonecas de Pano...


As bonecas atravessaram épocas e civilizações. A mais conhecida no Brasil é chamada "bruxinha de pano". De fabricação caseira, precária e tradicional, surgiram na época colonial, quando eram utilizadas pelas crianças de baixa renda. Tornaram-se, com o passar do tempo, uma marca forte da arte popular e do folclore, indicando a regionalidade e etnia por meio dos tecidos e das cores das vestimentas, dos tipos humanos e da indumentária.

A época de ouro das bonecas...


Somente a partir do século XVIII, com a Revolução Industrial, a boneca volta ao reino da infância. Educadores e filósofos encorajavam pais a permitir que as meninas brincassem com o artefato e o crescimento da classe média abre mercado para a produção em larga escala. Rapidamente as crianças europeias saem da rústica idade da madeira para a delicadeza dos rostinhos de louça, um segredo roubado da China. Daí para o biscuit, materia que proporcionou as mais perfeitas imitações da pele humana, foi um pulo. Nasce a idade de ouro das bonecas.



A evolução das bonecas


A evolução das bonecas europeias seguiu a ordem inversa à natural. Primeiro, foram fabricadas as madames, depois as meninase, por fim, os bebês. Olhos e bocas se aprimoraram. Com o tempo, ganharam o movimento de abrir e fechar, além de cílios e dentes. Em 1905, inicia, na Alemanha, o movimento artístico que põe fim ao predomínio dos biscuits durante quase todo século passado. Como contestação ao ideal de beleza inatingível representado pelo rosto de porcelana, nasceram as Googlies, as verdadeiras ancestrais das bonecas conhecidas hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário